Vem aí o BH Stone: Garagem Rock Festival – durante o mês de junho de 2019, Belo Horizonte sediará o primeiro festival de bandas de rock de garagem da cidade.
O objetivo central do Festival é dar visibilidade à música urbana contemporânea, produzida cotidianamente na cidade pelas bandas de “Rock de Garagem” – grupos ou artistas solo que produzem e/ou reproduzem músicas nas variações do gênero Rock: pop, heavy, trash, medieval, punk, glam, grunge, soul, underground, blues, mangue bit, hip-hop, entre outras. A proposta é resgatar, em Belo Horizonte, o Rock como um tipo de produção musical próprio da cidade, que pulsa em suas ruas, esquinas e garagens/pequenos estúdios de fundo de quintal.
Considerando que Belo Horizonte é reconhecida nacional e internacionalmente como “Cidade do Rock”, busca-se reacender essa cena cultural a partir da valorização da produção musical que se encontra à margem ou fora do mercado e da indústria cultural. O Festival é uma iniciativa que gerará novas oportunidades para artistas independentes, em início de carreira ou não, com trabalhos autorais ou covers. Além disso, promoverá um novo canal de interação e integração musical na cidade visando uma forma de democratização do acesso ao bem cultural, por meio da ocupação de espaços públicos. As apresentações das bandas e artistas solo selecionados ocorrerão nos finais de semana do mês de junho de 2019. Serão nove (9) eventos, um em cada regional administrativa de BH, gratuitos (mediante 1kg de alimento não perecível) e abertos a todo e qualquer cidadão interessado, levando em conta a questão da acessibilidade de pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção.
As inscrições para a 1ª edição estão encerradas. Em princípio, o Festival abriu o edital de chamamento para bandas e artistas solo residentes em Belo Horizonte, porém, as demandas foram aparecendo, e o Festival decidiu por abrir o Edital 002 para bandas e artistas solo residentes fora de BH. Para tanto, as inscrições para ambos editais foram prorrogadas até dia 12 de abril. O BH Stone recebeu, ao todo, 150 inscrições entre bandas e artistas solo, autorais e covers de diversos estados do território nacional que passaram por processo de curadoria. O resultado final saiu dia 24/04 com 54 bandas/artistas solo selecionadas (os), sendo 27 autorais de Belo Horizonte; 18 covers/tributos também de BH; 3 autorais de outras cidades do estado de Minas Gerais; 6 autorais de outros estados do território nacional.
O BH Stone: Garagem Rock Festival não oferecerá premiações em dinheiro, o Festival proporcionará aos artistas selecionados a oportunidade de realização de uma apresentação de até 50 minutos em um dos nove eventos realizados. Os artistas selecionados residentes em Belo Horizonte concorrerão também a um prêmio de Pacote de horas de ensaio e gravação em um estúdio musical da cidade, ainda a ser definido.
BH Stone vem fortalecer a ideia de que o rock é revolucionário e pode integrar muita música, atitude e consciência ambiental. Não haverá distribuição de copos plásticos na praça de alimentação pois a campanha será feita para incentivar o público a levar os copos. O Palco do evento é construído com bambu e madeira, de forma a reduzir os impactos e produções que realizam eventos nas ruas e praças públicas somente com metal. Buscaremos soluções que caminhem para que no futuro tenhamos um Festival mais limpo e menos danoso ao ambiente mineiro.
O primeiro Festival de Rock de Garagem de Belo Horizonte conta com o incentivo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio da empresa MGS e apoio de O Timoneiro Hospedaria Rústica. Produção: Nonada Criações.