O povoado de Casa Branca, região montanhosa famosa de Brumadinho (MG) por sua beleza e que fica a menos de uma hora de Belo Horizonte, é um bom destino para este final de semana.

Lorenzo Thompson

Foto: JP Sofranz

Vem aí o Barracão Blues que terá como atração um dos grandes nomes do blues mundial, o americano Lorenzo Thompson, que virá diretamente de Chicago (EUA).

O evento será realizado nesta sexta-feira, dia 21 de julho, às 20h no Barracão de Antiguidades e Artes, um dos locais mais interessantes e badalados da região, localizado na rua Canela de Ema, número 20. O show é fruto da parceria do Rota do Blues, Marques Produções e Marcos Kaoy.

O show do bluesman – que é vibrante, envolvente e cheio de energia-, resgata a essência da música negra americana por meio de canções autorais e grandes clássicos do blues. Com sua voz marcante, Lorenzo Thompson promete uma noite inesquecível.

Ele será acompanhado por Bruno Marques Band, formado por Bruno Marques (guitarra), Caio Valente (baixo), All Prat (teclados), Christian Weber (bateria), Breno Mendonça (sax) e Marco Lima (trompete). Haverá também a participação especial do gaitista, artista plástico e proprietário do Barracão de Antiguidades e Artes, Marcos Kaoy.

“É uma honra receber Lorenzo Thompson, um grande artista, no Barracão de Antiguidades e Arte, que fomenta o blues há nove anos. O show dele será, sem dúvida, sensacional, marcante e de muita entrega”, diz Kaoy.

Gastronomia

Além da música, a gastronomia também será um dos destaques da noite. Os visitantes poderão apreciar petiscos especiais inspirados na tradição norte-americana da região do Delta, onde nasceu o blues.

São eles: “Mary Hoover’s – Pork Rib” (costelas de porco à moda do Delta), “Crab Scone” (bolinhos de caranguejo à moda do Delta) e Mashed Potatoes whit Red Eye Gravy” (purê de batata com molho red-eye). As iguarias serão elaboradas pelo chef Luigi Russo, um dos fundadores do Restaurante Coletivo em Casa Branca.

Arte

Outra atração será a mostra “Um Olhar Sobre o Blues”, com foco no blues, de autoria de Marcos Kaoy.

As telas, criadas com colagens em 3D e matérias-primas recicladas, como pedaços de instrumentos musicais e discos, se transformam em preciosidades nas mãos do artista plástico. As peças, que foram destaques em grandes festivais do gênero, estarão à venda na ocasião.

Ingressos

Os ingressos custam R$ 50 e podem ser adquiridos no site do Sympla ou no Barracão de Antiguidades e Artes no dia do evento. Informações pelo telefone: (31) 99952-2045.

Sobre o Barracão de Antiguidades

Criado em 2012 pelo artista plástico e gaitista, Marcos Kaoy, o Barracão de Antiguidades e Arte está na rota das atrações culturais e turísticas mais badaladas de Minas Gerais.

Com estilo de “juke joint” (local informal de manifestações artísticas muito comum no Sudoeste dos Estados Unidos), funciona como loja também e reúne mais de mil peças, como radiolas, discos de vinis, máquinas de datilografia, placas demonstrativas de épocas, luminárias, entre outras. “Temos objetos de 50 a 80 anos.

Outros foram criados por mim e são focados no blues, como instrumentos musicais, quadros e peças decorativas. Todos estão à venda”, ressalta Kaoy.

Sobre Marcos Kaoy

Empreendedor, artista plástico e gaitista, Marcos Kaoy se dedica à arte literalmente. Desde 2000, tem participado de diversos festivais de blues no cenário nacional, onde expõe seus trabalhos, pintura e obras com temáticas voltadas para o blues.

Entre os eventos que esteve presente estão: Mississippi Delta Blues Festival Internacional, um dos mais importantes festivais, além do Ibitipoca Blues, Rota do Blues, Carrancas Blues Festival, Dipanas Blues, entre outros.

Sobre Lorenzo Thompson

Nascido em Greenwood, no Mississippi (EUA), nos anos 50, Lorenzo Thompson mudou-se para Chicago com sua família aos cinco anos. Como muitos jovens de Chicago, sua primeira experiência de canto foi no coral da igreja.

Lorenzo Thompson

Foto: JP Sofranz

Nos últimos dezoito anos, o artista tem se apresentando por todo circuito de blues americano. Ele já tocou com grandes nomes como Willie Kent, Melvin Taylor, Buddy Scott, Lurrie Bell, Iceman Robinson, Lee Robinson, Jimmy Burns, entre outros. Já se apresentou em festivais importantes ao lado de artistas consagrados como Son Seals, Koko Taylor, Huey Lewis and The News e Lonnie Brooks. Também excursionou pela Europa. Em sua rota na América do Sul estão o Chile, Argentina, Paraguai e Brasil.

Sobre o Rota do Blues

Idealizado por Bruno Marques e realizado pela Marques Produções, o Rota do Blues surgiu em 2014, através de edições durante todo o ano e participações em festivais, pubs e eventos diversos.

O principal objetivo é o de fomentar, incentivar e disseminar o gênero blues no Brasil e em outros países, com intercâmbio cultural dos genuínos artistas de blues americanos, brasileiros e de outras nacionalidades. Além disso, tem como meta ampliar no Brasil a rota de circulação dos artistas internacionais com músicos da cena brasileira.

O Rota do Blues, um dos projetos em destaque no cenário blues mundial, já circulou por dez estados e mais de 40 cidades entre Brasil e Argentina.

Serviço

Lorenzo Thompson (EUA) & Bruno Marques Band serão atrações do Barracão do Blues
Data:21/07/2023 – sexta-feira
Horário: 20h
Local: Barracão de Antiguidades (rua Canela de Ema, 20, Casa Branca, Brumadinho/MG). Acesso pelo Parque da Serra do Rola Moça no Jardim Canadá.
Ingressos: Os ingressos custam R$ 50 e podem ser adquiridos no site do Sympla ou no Barracão de Antiguidades e Artes no dia do evento.
Informações: (31) 99952-2045.

X