A banda belo-horizontina Kalabouço estará na coletânea The New Order Vol. 1, da Mog Records, com lançamento previsto para novembro ou dezembro de 2021.

Kalabouço entra na coletânea da Mog Recordsv

Kalabouço

Espadas reluzentes, homens em luta, viagens vikings, ardentes desertos, batalhas sangrentas, códigos de honra. Tudo isto faz parte de uma viagem através da magia do Heavy Metal, em busca de eras distantes, gloriosas, de guerreiros e povos poderosos, substituídos pelo som pulsante de guitarras em duelo. Estas são algumas das partes integrantes do heavy metal da Kalabouço.

Primeira banda com temática viking do Brasil formada em Belo Horizonte no ano de 1985 por Alexandre “Bomber” Abreu Valle e Cláudio Costa Val, e que até o precoce anúncio do fim de suas atividades em 1987, contou em sua formação oficial com:

Alexandre “Bomber” AbreuValle – Vocal (Alex von Woden – nome artístico também usado na Kalabouço / Overdose – efeitos pirotécnicos nos shows / vocal no projeto tributo Garage 40)

Claudio Costa Val – Baixo (Baixo e voz Mariachi sin Tequila)

Eduardo Campos – Bateria (Sagrado Coração da Terra e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais)

Herêu – Guitarra solo

Maurício “Hammet” Atalla – Guitarra base (Mog Records – Baixo e Voz Into the Strange)

Ernesto Abreu Valle – Guitarra solo (Guitarras no projeto tributo Garage 40)

Ivan “Scott Ivans”– Guitarra solo (banda Yuppie)

Roberto UFO “Rob Thunder” – Guitarra base (Sagrado Inferno / Sepultura 1984 / Sarcófafo 1985-1986 / Apolium)

Heitor “Bruxo” Garcia – Bateria (Casa dos Sonhos / atual Chicago Choro Club / Old Town School of Folk Music – Chicago – US)

Eduardo “Evoker” Schechtel – bateria (Vocal Easy Rider – Programa Graffite – Radio Terra FM)

Apesar da trajetória curta, a Kalabouço fez história no movimento Heavy Metal de Belo Horizonte, sendo uma das mais importantes bandas do estilo, e uma das precursoras do Heavy Metal em Minas Gerais, a primeira banda com temática viking do Brasil.

Em setembro de 1986 a banda gravou no estúdio JG em Belo Horizonte a DemoTape “Guerreiros de Odin”, que rapidamente se tornou o hit da banda, sendo executada em rádios da época. “Guerreiros de Odin” inaugurou o espaço para DemoTapes na sessão Discos da prestigiada revista de circulação nacional Metal em sua edição de número 28 A Ano III. O heavy metal da Kalabouço foi analisado juntamente com os lançamentos das bandas Anvil, Golpe de Estado, Manowar, Joe Perry, Running Wild, Yngwie Malmsteen e WASP e recebeu a classificação máxima Três Guitarras pelo jornalista Sergio Martorelli.

Retorno

Infelizmente, em 1987 a banda encerrou suas atividades de forma precoce, quando iniciava as tratativas para a gravação de seu primeiro álbum. Entretanto, sua chama se manteve acesa e sua história viva durante as décadas seguintes, principalmente por seu vocalista e membro fundador Alexandre “Bomber” Abreu Valle. Em 2016 a Kalabouço fez parte do filme documentário Brasil Heavy Metal que contou a história do heavy metal nacional no período entre 1980 e 1989, uma produção da Ideiahouse e do músico guitarrista Ricardo “Micka” Michaelis. A partir do lançamento do documentário, o desejo de um retorno passou a amadurecer apenas aguardando um melhor momento.

E esse momento chegou em 2021 após um hiato desde o fim de suas atividades em 1987. A banda volta à atividade com seus dois membros fundadores originais, além do guitarrista Ernesto Abreu Valle, da segunda formação. Para a segunda guitarra, que dividirá os solos, e a bateria novos nomes serão divulgados em breve.

A banda retorna com material novo composto em inglês, além de músicas antigas que também serão recuperadas para que as novas gerações possam conhecer o som da Kalabouço que agitava o cenário do Metal nos anos 80.

A Kalabouço, em seu retorno, faz parte do cast do selo Mog Records e estará presente na coletânea internacional “The New Order Vol.1” com lançamento previsto para novembro ou dezembro de 2021.

Kalabouço é apoiada e patrocinada por JD Neurocirurgia e Abreuvalle Design.

X